quarta-feira, 18 de julho de 2012

Crítica do filme: O Espetacular Homem Aranha

Capa do filme O Espetacular Homem Aranha - The amazing Spider-ManA primeira coisa que pensei quando vi que lançariam nos cinemas um novo Homem Aranha foi: "Mas vão contar a história toda de novo? Por que eles não continuam com o antigo e mostram novos vilões?"

Para mim, que praticamente cresci acompanhando a trilogia Homem Aranha, só o ator Tobey Maguire poderia ser Peter Parker. Portanto, tinha todas as razões para não gostar do novo filme O Espetacular Homem Aranha. Entretanto, fui surpreendido e acabei gostando muito mais deste.

Aos que não conhecem a história do Homem Aranha, o que eu acho improvável, já que a mídia americana e o capitalismo (Não, não vou pagar de louco.) vou fazer um breve resumo.

Quando jovem, o orfão Peter Parker (Andrew Garfield), que vive com seus tios Benjamin e May, foi picado por uma aranha. Até ai, beleza...Quem nunca?! Entretanto, esta aranha fora exposta à radiação e, por este motivo, provocou mutações no organismo do garoto. Desde então, Peter passou a desenvolver habilidades característicos de aranhas, como a capacidade de aderir em superfícies sólidas e agilidade.


Divergências
Apesar de contarem a mesma história, O Espetacular Homem Aranha conseguiu se diferenciar do primeiro filme da trilogia. Já no começo do filme, deu-se destaque para a história dos pais de Peter, que de repente o deixaram na casa de Ben e May e sumiram.
Gwen Stacy (Emma Stone), o primeiro amor de Peter Parker - O Espetacular Homem Aranha

Outra divergência é a peguete do Peter. Assim como nas HQs, o primeiro relacionamento de Parker foi com a Gwen Stacy (Emma Stone). Quando lançaram o primeiro Homem Aranha, os fãs das HQs ficaram todos irritadinhos porque colocaram a Mary Jane como seu primeiro affair. 

Bom, outra diferença que me chamou atenção foram as teias. Neste filme as teias não saem do pulso. (O QUE? É...eu também passei por isso) Eu fiquei intrigado, minha infância destruída, e fui pesquisar se nas HQs também é assim. Pois é, e não é que tá certo?! No novo filme, Peter cria um dispositivo que lança as teias. No Homem Aranha (2002), eles preferiram fazer a teia saindo do pulso, pois acharam improvável que o garoto conseguiria criar o dispositivo sozinho (faz sentido, mas eles erraram e nos enganaram).

Por fim, o vilão neste filme é o Lagarto e não o Duende Verde.


O que eu achei interessante foi como os roteiristas conseguiram inovar a história e, ainda assim, respeitarem os quadrinhos. Dá a impressão de que a trilogia foi feita com os erros na história, já se pensado que quando fizessem um novo filme sobre o Homem Aranha, pudessem corrigir esses erros.

Todas essas mudanças deixaram o filme mais realista e mais interessante. Não simplesmente jogaram a ideia de que Peter é órfão, eles trabalharam em cada ponto, cada detalhe, e se aprofundaram (na medida no possível).O Espetacular Homem Aranha superou minhas expectativas. Muito bom, vale a pena assistir.
AH, quando acabar o filme aguarde! Depois dos créditos tem um vídeo. (AH VÁ!)

Trailer do filme

4 comentários:

  1. Parabéns pela crítica. Não vi o filme ainda, porque era contra a troca do ator da sequencia anterior e também pelo enredo ser totalmente diferente do outro, mas fiquei muito curioso pra ver essa nova versão do herói. Mais uma vez parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Eu assiste todos os antigos e os q tem do amazing , o antigo é bem melhor ,criei uma baita Expectativa no novo e quebrei a cara xD

    ResponderExcluir
  3. Eu assiste todos os antigos e os q tem do amazing , o antigo é bem melhor ,criei uma baita Expectativa no novo e quebrei a cara xD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...