terça-feira, 17 de julho de 2012

Crítica do filme: Orgulho e Preconceito

Capa do filme Orgulho e Preconceito - Pride and Prejudice
"Orgulho e Preconceito" (Pride and Prejudice) é um filme de 2005 (old but gold, baby), inspirado na obra de Jane Austen. Foi dirigido por Joe Wright e tem como protagonistas Keira Knightley e Matthey Macfadyen.

É um filme delicioso! O figurino e o cenário são excelentes, em plena Inglaterra do final do século XVIII, o que dão um toque especial ao romance. A história não é complexa: trata de uma mãe (sra. Bennet) de cinco filhas que tem uma certa fixação em arranjar para elas bons maridos. Elizabeth (a Keira, com o mesmo nome de uma outra personagem sua, em outro filme, de piratinhas, lembram?), a protagonista central, quer algo mais do que dedicar só ao seu marido e o pai a apoia.

O primeiro casal a se mostrar, mesmo sendo coadjuvante, é uma overdose de fofura. O vizinho, dono de uma mansão, é o sr. Bingley que logo se apaixona (e encanta o coração da senhorita) Jane. Bingley tem um amigo esnobe e charmoso (e bonito, e fofo, e ai meu Deus), o Mr. Darcy (pronuncie com um sotaque britânico e exploda o coração). Elizabeth cria uma relação de amor e ódio com o senhor Darcy, após ter sido desprezada em uma dança. Mas ele, ah... Ele se encanta, e, aos poucos, se apaixonada pela indomável, requintada e inteligente garota; e mesmo que discutam a cada encontro, os dois se envolvem cada vez mais. É um amor sutil, num romance delicado e tão simples que cativa.

O título, aliás, remete-se a esse casal principal: Elizabeth sendo o orgulho, e Darcy o preconceito por serem de níveis sociais diferentes. Mas o filme (e a obra, em geral) mostra como nem mesmo esses defeitos tornam-se pequenos quanto os dois se apaixonam e resolvem se entregar ao sentimento que sentem (awwwn)

Orgulho e Preconceito é o filme ideal para se assistir em dias como esses, nublados, frios e chuvosos, debaixo de uma coberta, com um chocolate quente e biscoitos e, quem sabe, uma companhia agradável ;)


5 comentários:

  1. Tb axei o filme mega legal, afim de ler o livro!

    ResponderExcluir
  2. um filme que me surpreendeu, quando vi de cara e li a sinopse não gostei... mas estimulado pela minha irmã arrisquei em assistir... pronto!!! viciei, baixei e é um filme que vejo sempre e naum enjoo, comprei o livro e me deparei com a versão (filme) e o livro não chega a ser muito diferente mas lendo o livro sua visão se torna mais ampla... não é o caso do CONDE De monte Cristo... que achei muito diferente a obra literária e a história no cinema... mas Orgulho e Preconceito é um bom e leve filme pra quem gosta de um drama inocente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que baixar a série. São 6 ep. A serie conta mais detalhes, mas não tão romantizado como o filme. Porém a série e bem fiel ao livro. E recomendo Emma. Todos da Jane Austen, na verdade!!! Amo muito esse livro (orgulho e preconceito).

      Excluir
  3. É meu filme predileto, das adaptações da jane Austen,e também o melhor livro. Todas queremos um Sr. Darcy em nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. Gente, onde posso assistir esse filme legendado?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...