segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Crítica da série: North and South

North and South (Norte e Sul), como diz o poster ali do lado, é uma minissérie da BBC baseada no livro lindo da Elizabeth Gaskell (recomendo também, principalmente porque tem claras diferenças com a minissérie). Essa minissérie tem 4 episódios, cada um com uma hora de duração que passa num piscar de olhos.

Sou um pouco suspeita para falar, visto que assisti duas vezes essa minissérie e li o livro tudo em uma semana tamanha a paixão que senti. A minha motivação para assisti-lo foi, e eu confesso, o ator principal que é o Richard Armitage (ele faz também o Thorin, de O Hobbit, mas sobre isso falo mais tarde ;) ). Não só por sua beleza, mas especialmente por ele ser um ator fantástico e por ter feito papéis tão distintos que, com toda certeza, ainda vou apreciar devidamente cada personagem.

A história gira em torno de Margareth Hale, interpretada pela Daniela Denby Ashe, uma moça de classe média que vive no Sul calmo e rural da Inglaterra. Sua família (ela, a mãe, o pai e a criada Dixon) se mudam para a cidade fictícia e industrial de Milton, no norte, porque seu pai clérigo deixa o cargo por "questões de consciência" e vai lecionar no Norte.

A mudança para o Norte é bem brusca. O contraste é fantástico, e para a família Hale se acostumar demora um pouco. Margareth é posta como o porto-seguro, a âncora, o tronco da família, que aguenta melhor essas mudanças e os problemas que eles enfrentam na cidade industrial. O que mais chama a atenção de Miss Hale, no entanto, é a completa pobreza e miséria dos trabalhadores das fábricas de algodão e a competição feroz entre eles e os seus patrões. E ela tem boas bases dessa competição: sua amiga (ouso dizer que a melhor amiga dela em Milton) é Bessy Higgins, e a amizade se estende para o pai, Nicholas Higgis, que, por um acaso, é um dos principais membros do Sindicato. Por outro lado, ela conhece o Mr. John Thornton, um dos famosos patrões e um dos alunos e amigo mais próximo do seu pai.

A família Thornton é bem contrastada com a família Hale, e mostra bem também o contraste já dito entre o Norte e o Sul. Os Hale se preocupam em ajudar quem é mais necessitado, tem uma questão até moral (muito por conta da antiga profissão do pai). Os Thornton pensa no lucro, como bons capitalistas. John não tem o pai e construiu a fortuna da família sozinho, com a ajuda da mãe (a quem ele em um amor enorme, e a relação entre os dois é muito bonita de se ver).

Sendo um romance, é bem óbvio que os dois principais, Margareth e John, se apaixonam e se relacionam. No mesmo tom de Orgulho e Preconceito, é um romance de época delicioso de assistir, apreciar e, por que não, sofrer? As atuações dos atores estão fantásticas, o cenário é lindo, e tem o beijo mais doce e delicado de todos os romances que já vi. A química entre a Daniela e o Richard é incrível, e acho bem difícil alguém não se apaixonar por um romance tão lindo.

PS: Não achei um trailer oficial e que não revelasse tudo, peço perdão por isso. Deixarei, então, o primeiro episódio legendado (que encontrei só no youtube, e não para baixar :( )






2 comentários:

  1. Adorei o blog! Eu gosto muito das series e dos filmes BBC, como voce disse e bem gostoso de assistir, ainda mais porque eu adoro romances ingleses e acho as adaptações bastante fieis e menos apelativas que a dos filmes americanos. Eu tambem falo sobre filmes no meu blog, e achei alguns aqui. Legal que agora tenho um blog com o mesmo para fazer um pouco de pesquisa e comparar opiniões! =D

    ResponderExcluir
  2. Essa série é incrivel né, as atuações, fotografia e trilha sonora então? Perfeito! A BBC sabe como produzir séries.

    http://ventoliterario.blogspot.com.br/2015/01/mais-que-literatura-01-serie-north-and.html?m=1

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...