sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Crítica do Filme: Capitão Phillips


Antes de escrever este post, eu visitei vários outros blogs para ver o que as outras pessoas tinham achado do filme e tal. Estranhamente a galera fez umas críticas um tanto profundas, envolvendo o conflito entre dois capitães, o capitalismo contra a pobreza... Aqui vamos por um caminho diferente, sem tanto especulação e com uma analise mais fria do filme em si.
"Capitão Phillips" é adaptado do livro "A Captain's Duty", escrito pelo próprio capitão Richard Phillips sobre sua experiência. O drama é o seguinte: Phillips (Tom Hanks) e sua tripulação estão encarregados do Maersk Alabama, um navio cargueiro saído de Omã em direção ao Quênia, quando são atacados por um grupo de piratas somalianos, liderados por Muse (Barkhad Abdi - que antes de se tornar ator era motorista de taxi e limousine em Minessota e esse foi, na verdade, seu primeiro filme).

O longa divide-se em duas etapas. A primeira é mais descritiva e monótona, mostrando a vida do capitão Phillips e de Muse em suas respectivas terras natais e tal, o funcionamento do navio e os conflitos da tripulação. A segunda parte por outro lado é repleta de ação, suspense e tensão, começando quando o barco é tomado pelos piratas e aumentando com o passar do tempo até tornar-se algo quase que insuportável.

Essa que é a magia do filme na real. O diretor Paul Greengrass e os atores do elenco fizeram um trabalho único e excepcional na transmissão das emoções da telona para o espectador. É impressionante gente! A gente não se sente somente na pele do capitão mas também dos piratas, uma vez que os personagens são, aparentemente, imunes a distinção de herói e bandido. Tenho a impressão que isso acontece por ser uma história real na qual o diretor se manteve fiel aos fatos, então você como espectador consegue se colocar nos sapatos dos personagens.

A atuação do Tom Hanks todo mundo sabe como funciona... impecável. Maaas, os caras que
interpretam os piratas estão mais do que sensacionais, verdadeiramente impressionante. Barkhad Abdi, o Muse, interpreta o líder dos piratas e ganhou indicações para o globo de ouro e o Oscar (fraco...). Barkhad Abdirahman traz a vida Bilal, um somaliano forte e malucasso, sem controle emocional nenhum que bota medo em qualquer um. O resto da tripulação pirata é feita por Faysal Ahmed, o Najee, e Mahat M. Ali, o Elmi, que são mais coadjuvantes à história e portanto não aparecem muito.

Finalizando, "Capitão Phillips" é um filme espetacular que, com certeza, vai brigar pela estatueta da Academia esse ano. Seu efeito sobre os espectadores, aliado a atuação brilhantes e uma interpretação sem julgamento e clichês tornam o longa magnífico e um "must watch" para a vida. Corram para os cinemas!! Hehe.

Olha trailer ai. Aquele abraço

3 comentários:

  1. Fiquei muito chateada pelo filme não ter ganho nenhum Oscar. Poderia, sem dúvidas, ter ganho de melhor filme e melhor ator coadjuvante. Infelizmente, o tema da escravidão super batido ganhou.
    Aqui minha opinião dos filmes indicados este ano: FILMES OSCAR 2014. Be my guest!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...