quinta-feira, 26 de julho de 2012

Crítica da série: Game of Thrones

Pôster oficial
Game of Thrones é uma série inspirada nos livros de George R.R.Martin; o nome, inclusive, é baseado no subtítulo do primeiro livro das Crônicas de Gelo e Fogo (atualmente contando com 5 livros). Adaptado para série de tv, produzida e exibida na HBO, a série já possui duas temporadas, cada uma com 10 episódios com uma hora de duração.



Casa Stark
Mais uma grande produção, a história não tem um vilão, não tem um mocinho. Como já diz o nome, é uma guerra em que vários reinos, lordes, rainhas e senhoras se veem envolvidos num jogo de vida ou morte, carregado por mentiras, traições e surpresas. Não tem um personagem principal, a série conta com vários personagens que, uma hora ou outra, acabam se interligando - e mostra como cada um interage em seu reino, em sua região.
Casa Lannister

Quatro casas de destacam mais que as outras em busca de seus interesses. O poder do trono de ferro é dos Baratheon e parte dos Lannister, em uma união matrimonial entre o rei Robert Baratheon e a rainha Cersei Lannister baseada no ódio mútuo e na desconfiança. Os Starks entram no jogo por acaso, guiados cega e tolamente pelo seu honrado lorde, Ned Stark. Os Targaryen, o príncipe e a princesa dragão perdidos, viajam em terras selvagens dos Dohtraki em busca de aliados para conquistar King's Landing e o trono de ferro de novo, tomando o que é seu de direito.
Casa Baratheon

Enquanto há as intrigas na capital, outras casas querendo vingança (os Arryn, os Tully, os Greyjoy), do outro lado da grande Muralha, defendida pela Patrulha da Noite, há perigos selvagens que ninguém se atreve a sequer imaginar; e, por tal motivo, esses perigos ficam cada vez mais próximos de Westeros.

Casa Targaryen
Para aqueles que, como eu, gostam de uma série com esse cenário e clima medieval, carregado de sangue (pode ter certeza que tem muito sangue, muitas mortes, muitas atrocidades e muito sexo, por isso crianças menores de 18 anos não podem assistir!) e personagens carismáticos (outros nem tanto...), é uma boa pedida. O elenco é maravilhoso (destaque para Peter Dinklage, que interpreta Tyrion Lannister e Jack Gleeson que interpreta magnificamente o odiável Joffrey Lannister), o figurino é excelente e lindo e o cenário é fantástico.

Ps: Pouparei-me de comparar Game of Thrones com Senhor dos Anéis porque acho indigno e desnecessário, quiça uma ofensa até pessoal.


Trailer: Primeira Temporada



Trailer: Segunda Temporada


14 comentários:

  1. Nerd!!!! Uma ofensa é voce colocar assim tao em cima de lord of the rings, ke JAMAIS será esquecida, tal como Harry Potter... Game of Thrones é uma série comercial e barata!!! Você devia se abstrair de suas emoções pessoais ao tentar criticar qualquer tiipo de intertenimento audio-visual.

    ResponderExcluir
  2. Game of Thrones e Senhor dos Anéis são diferentes ao extremo. Não sei porquê ainda insistem em ficar comparando.
    Particularmente sempre fui fã de Senhor dos Anéis. Mas a obra A Crônica de Gelo e Fogo, foi muito mais emocionante para mim. Se eu tivesse que escolher entre um dos dois livros, escolheria As Crônicas de Gelo e Fogo.
    Ainda não entendo o porquê de ficarem "pagando pau" para Senhor dos Anéis. Que sim, há outros livros~filmes mil vezes melhores.
    O seriado de GOT está meio apelativo só. Mas em resto, ficou excelente! Os cenários são de deixar qualquer um de queixo caído. Tirou toda aquela típica "beleza" de estórias de fantasia medieval, como os campos coloridos, a determinação, criaturas fofas e coisas do tipo(como dá pra ver em Nárnia e SDA), o clima ficou pesado e como realmente deve ser.
    Adoro a forma como os fatos ocorrem sem que sejam previsíveis. Também é muito interessante ver que não foi hesitado matar os "bonzinhos", afinal, vence o mais o forte mesmo e não o mais "honroso"...
    Adoro tanto Game of Thrones(seriado), como a saga de livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de dizer que existem livros/filmes melhores que Senhor dos Anéis, saiba que o livro foi escrito na decada de 50 e estava no comecinho do chamado 'literatura fantástica', pois antes só existiam os livros de Robert Howard (Conan, o Bárbaro - 1920). Assim, é idiotice e pura ignorancia dizer que SDA é clichê, sendo que não existiam clichês há tanto tempo, e que Tolkien elaborou uma história totalmente maravilhosa pra sua época, onde não tinha de quem copiar idéias.
      Concordo que Cronicas de Gelo e Fogo é extremamente emocionante, eu também amo aquela série, mas mesmo assim, não defane SDA, por favor.
      Quem "paga pau" pra SDA, saiba ti, são pessoas que, como eu, encontraram na trilogia um dos primeiros livros de literatura fantástica internacional que realmente gostaram. O jeito como é contado a vida dos hobbits, sua inocencia, e todos os seres juntos para se defender contra um único mal, não só diz respeito a uma metáfora da Primeira Guerra Mundial (vários países lutando contra um "dominador", lembra?), como também é algo inesquecível e inegualável.
      Respeito a sua opinião de gostar mais do Martim, mas sinceramente, não fique por ai dizendo que o filme e os livros do SDA não são bons.

      Excluir
    2. Para aqueles que não leram todos os livros até o momento por favor não comentem que é a melhor coisa do mundo, pois com que direito você tem em poder de comenta sobre a saga se nem ao menos leu?
      Dizer que é muito bom a saga sem ler é de se revoltar, esse é o pior tipo de gente. Já aqueles que leram perceberam que muitas perguntas ficaram no ar(esse é o risco para aqueles que ousam escrever livros extensos). Com os dois ultimos livros que serão lançados não irão responder duvidas a cerca de alguns personagens principais e secundários será frustrante. Espero que ele consiga pelo menos parar de criar indagações a cerca dos novos personagem surgidos e começar a responde-las mesmo que seja com a morte delas sepultando junto com elas as duvidas.
      Creio que conseguira escrever nos dois livros o fim da história, mas o espirito dos leitores sempre terá duvidas, mas não tão grande como o seriado lost.

      Excluir
  3. Wow, calma, acho que a minha última frase foi um tanto mal interpretada (e mal escrita, confesso, relendo agora depois de tanto tempo). Eu não quis chamar Senhor dos Aneis de indigno e desnecessário (até porque não faria sentido, visto que é uma das minhas obras favoritas e queridas - gosto mais até do que gosto de Crônicas), mas sim a COMPARAÇÃO que fazem entre as duas obras. O jeito que escrevi ficou mesmo estranho e peço desculpas por isso :)

    Quanto a opinião pessoal, bem, a intenção é colocar o que eu achei da obra, não sou crítica oficial e acredito que esse blog serve mais como "conversa entre amigos", mas vou respeitar o máximo os fãs de algo que eu não goste. De qualquer forma, não achei o ponto onde eu crítico e desvalorizo Senhor dos Aneis (além do engano claro que pode ser cometido).

    Não vou comparar as duas porque não é do meu feitio e eu gosto de ambas, e como disse mais em cima, acho indigno e desnecessário. Além de achar que elas tem seus méritos próprios.

    ResponderExcluir
  4. Estou acompanhando a serie, que está em sua terceira temporada e o que mais me atraiu nela foi justamente a quantidade de criticas favoráveis a essa produção da HBO. Não se trata de uma mini-serie qualquer. Em Guerra dos Tronos vemos a lealdade, o orgulho, a conquista, a amizade, a traição, a desconfiança, o desprezo, o ódio, o amor e enfim, o inesperado, acontecerem a qualquer momento. É isso que garante a audiência de um publico fiel pois as reviravoltas na trama, surpreendem a cada episodio e td pode realmente acontecer. Não há espaço para aquele cliché batido como na maioria dos filmes onde há um herói, um vilão, uma ameaça que atrapalha a vida dos mocinhos e dai o bem triunfa sobre o mal e tds tem final feliz......ora, isso é tão manjado que desestimula quem assiste. Em Guerra dos Tronos, não há um único heroi, nem um único vilão. Se trata apenas de pessoas que poderiam muito bem terem existido um dia, graças as características humanas instáveis representadas. Não devemos comprar esta serie com nenhuma outra, simplesmente pq é algo desnecessário e que não contribui em nada. Não vejo como disseram aqui, onde um filme A ser melhor que o outro, justamente por serem produções distintas. um filme é feito para um tipo de publico. Uma mini-serie, é para outro, aquele que gosta acompanhar na TV. Por enquanto, estou gostando muito e recomendando para amigos já que baixo e salvo td o conteúdo tão logo o disponibilizem no dia seguinte, colocando as legendas e gravando em midias de DVD. Já é uma das melhores series já produzidas e tem um espaço cativo na TV, assim como aconteceu com LOST e tantas outras series tmb diversificadas.

    ResponderExcluir
  5. acho que a serie,virou uma novela.serie e The Walking Dead.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que eu preciso avisar aos desavisados que o seriado se chama Game of Thrones e é baseado nos livros que george rr martin escreveu, então aqueles que só viram o seriado vão achar o seriado maravilhoso como eu achei antes de ler todos os livros, então não digam que sabem da saga(livro/seriado) por ter visto apenas o seriado. irei citar alguns fatos que talvez façam pensar antes de julgar aqueles que nao gostaram do seriado.

    1- trocar o nome do personagem para não confundir o publico (acham as pessoas burras) trocaram o nome Asha Greyjoy para Yara Greyjoy
    2- Mataram personagens como por exemplo: Irri, sendo que no livro ela não morreu nem nas danças dos dragões, sendo que ela aparece fazendo "assistencia" nos momentos de inquietação de daenerys targaryen
    Outra morte que não ocorreu nos livros foi a morte do warlockPyat Pree. Em “A Fúria dos Reis”, quando a Daenerys entra na Casa dos Imortais e é atacada pelos “fantasmas”, Drogon queima e coração e por consequência, todo o palácio dos magos é destruído. Resultado: Pyat Pree e sua gangue buscam vingança (Isso já foi mencionado nos livros, embora o personagem em si ainda não tenha reaparecido). Então, o que explicaria a morte dele na série? Simples. Caso haja necessidade do personagem reaparecer em temporadas futuras, os produtores podem simplesmente vir com a explicação de que quem morreu não foi o verdadeiro Pyat Pree e sim um dos seus “clones”.
    3- Descaracterização de personagens como Twyn como alguem compreensivo como ele fez ao dialogar com Arya ( não aconteceu isso no livro)
    4- Não houve nenhum rapto dos dragões de Daenerys em nenhum momento, para falar a verdade quase todo aquele episodio foi distorcido.
    5- não reconheço o Bran no seriado pois ele e completamente diferente no livro, Jon foi retratado como "burro" ou ingenuo no seriado que não ocorre no livro, Arya não sofreu quase nada no seriado sendo que ela sofreu.
    6- Tyrion perde o nariz e no seriado é retratado com apenas uma cicatriz
    7- cenas homossexuais não ocorrem apenas de para entender que ele possa ser, mas você tem duvidas quanto a isso.
    8 - A gatíssima Roxanne McKee certamente faria muita falta, caso a morte da sua personagem acontecesse como foi nos livros. Por que, pra quem não se lembra, a personagem morreu no Deserto Vermelho e a Daenerys lamentou muito a sua morte.
    9 - Onde foram parar Jojen e Meera que levam Bran até o corvo de três olhos? E, pelos céus!, de onde surgiu aquela mulher de Volantis? Robb casar-se com ela foi uma ofensa à capacidade de articulação de Lord Tywin (somente os leitores de Martin podem entender), articulação esta que culminou em um dos mais sangrentos episódios do livro. E na série vamos ter guerra declarada entre Varys e Mindinho?!!! E o que dizer dos personagens que simplesmente mudaram de caráter? Alguém imagina a Shae da série capaz de um comportamento semelhante ao que se vê no livro?
    10-o Xaro Xhoan Daxos que vemos nos livros não é mesmo mostrado pela HBO. Então por que não matá-lo? Porque no 5º livro ele reaparece para a Dany em Meeren enviado pelos Treze (que na série ele também matou com a ajuda do Pyat Pree) oferecendo apoio na guerra e refazendo sua proposta de casamento que ela rejeitara em Qarth. Mas como ele vai fazer isso preso dentro de um cofre inquebrável?
    11-o querido e sábio meistre Luwin. Em “A Fúria dos Reis” ele é morto quando os homens de Ramsay Snow saqueiam e queimam Winterfell e já na série, ele é atingido impiedosamente pela lança de Dagmer Boca Rachada, enquanto no seriado ele morre no bosque sagrado(TENSO)
    12- Alton Lannister nunca existiu no livro

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. esses são alguns motivos que o pessoal (como eu) não gosta do seriado, pois temos a expectativa de que saia tudo conforme o livro com poucos pulos na historia e adaptaçoes, mas quando isso não atende as expectativas consideramos ruins. é desprezível ver pessoas que por ter visto umas 100X o seriado, pensam que sabe o que o g m.m. martin proporciono sendo que se for contar a historia conduz ao erro, sendo igual a aquele que assistiu o filme o hobbit e viu os anoes lutarem contra o smaug, mas que na realidade nao ocorreu no livro.

    ResponderExcluir
  11. Acho que comparar livro e série é mau porque são dois textos completamente diferente. Textos literários e textos audiovisuais constroem-se diferente. Este livro conta uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia #GameOfThrones soube que devia vê-la. O livro é maravilhoso, faz um tempinho que o li, por que alguém me recomendou e adorei que fizeram a adaptação em serie.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...